
-
Arquitetos: Parada Cantilo Estudio
- Área: 214 m²
- Ano: 2025
-
Fotografias:Luis Barandiaran

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está localizada no bairro "La Cañada" sobre um lote de grandes dimensões que tem a particularidade de ser vizinho a um córrego, gerando uma pronunciada inclinação em direção ao mesmo. O projeto tem como foco as necessidades programáticas determinadas por um único habitante e a análise do local a ser ocupado.



Esta edificação se encontra em outro momento da vida da cliente, onde suas paixões decidem a maneira de viver e compreender o espaço. A leitura, a escrita e a vegetação são o ponto de partida para o desenvolvimento projetual.


A ideia de uma estufa dentro do programa se traduziu como um grande vazio localizado no coração da residência que estipula a organização espacial, separando a área privada da pública, sendo a biblioteca a que consolida a borda longitudinal que faz as vezes de ponte entre ambas as zonas. Ao mesmo tempo, acompanhando os diferentes usos ao longo do habitáculo e em resposta à orientação, a área de serviço ocupa a frente da casa, o que permite uma materialidade mais densa, mediando entre a vida urbana e o fundo do terreno. Além disso, obstrui os grandes ventos provenientes do sul.

Diante da proximidade ao afluente, a inclinação natural em direção ao mesmo demandava a necessidade de um nivelamento das bordas e acessos à residência. Como solução para essa problemática, tomou-se a decisão de extrair a matéria-prima do terreno, concedendo um remate particular em forma de espelho d'água.

No que diz respeito à construção, determinou-se uma edificação de caráter híbrido consolidada a partir de um esqueleto metálico soldável que, além de agilizar a obra, permite aprofundar as relações com o local e estabelecer um ritmo no percurso pela residência. O tijolo, a madeira e o vidro são os materiais predominantes no desenvolvimento da casa.



























