Casa H - La Cañada V / Parada Cantilo Estudio

Casa H - La Cañada V / Parada Cantilo Estudio - Fotografia de Exterior, VidroCasa H - La Cañada V / Parada Cantilo Estudio - Fotografia de Exterior, Vidro, VigaCasa H - La Cañada V / Parada Cantilo Estudio - Fotografia de ExteriorCasa H - La Cañada V / Parada Cantilo Estudio - Imagem 5 de 30Casa H - La Cañada V / Parada Cantilo Estudio - Mais Imagens+ 25

City Bell, Argentina
  • Categoria: Casas
  • Arquiteto: Gonzalo Pérsico
  • Engenharia E Consultoria Civil: Gustavo Delledone
  • Cidade: City Bell
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
Casa H - La Cañada V / Parada Cantilo Estudio - Imagem 11 de 30
© Luis Barandiaran

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está localizada no bairro "La Cañada" sobre um lote de grandes dimensões que tem a particularidade de ser vizinho a um córrego, gerando uma pronunciada inclinação em direção ao mesmo. O projeto tem como foco as necessidades programáticas determinadas por um único habitante e a análise do local a ser ocupado.

Casa H - La Cañada V / Parada Cantilo Estudio - Fotografia de Exterior, Vidro, Viga
© Luis Barandiaran
Casa H - La Cañada V / Parada Cantilo Estudio - Fotografia de Interiores, Madeira, Viga
© Luis Barandiaran
Casa H - La Cañada V / Parada Cantilo Estudio - Fotografia de Exterior, Vidro, Jardim, Viga
© Luis Barandiaran

Esta edificação se encontra em outro momento da vida da cliente, onde suas paixões decidem a maneira de viver e compreender o espaço. A leitura, a escrita e a vegetação são o ponto de partida para o desenvolvimento projetual.

Casa H - La Cañada V / Parada Cantilo Estudio - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Madeira, Vidro, Cadeira
© Luis Barandiaran
Casa H - La Cañada V / Parada Cantilo Estudio - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Madeira, Mesa, Cadeira, Vidro
© Luis Barandiaran

A ideia de uma estufa dentro do programa se traduziu como um grande vazio localizado no coração da residência que estipula a organização espacial, separando a área privada da pública, sendo a biblioteca a que consolida a borda longitudinal que faz as vezes de ponte entre ambas as zonas. Ao mesmo tempo, acompanhando os diferentes usos ao longo do habitáculo e em resposta à orientação, a área de serviço ocupa a frente da casa, o que permite uma materialidade mais densa, mediando entre a vida urbana e o fundo do terreno. Além disso, obstrui os grandes ventos provenientes do sul.

Casa H - La Cañada V / Parada Cantilo Estudio - Imagem 14 de 30
© Luis Barandiaran

Diante da proximidade ao afluente, a inclinação natural em direção ao mesmo demandava a necessidade de um nivelamento das bordas e acessos à residência. Como solução para essa problemática, tomou-se a decisão de extrair a matéria-prima do terreno, concedendo um remate particular em forma de espelho d'água.

Casa H - La Cañada V / Parada Cantilo Estudio - Fotografia de Exterior
© Luis Barandiaran

No que diz respeito à construção, determinou-se uma edificação de caráter híbrido consolidada a partir de um esqueleto metálico soldável que, além de agilizar a obra, permite aprofundar as relações com o local e estabelecer um ritmo no percurso pela residência. O tijolo, a madeira e o vidro são os materiais predominantes no desenvolvimento da casa.

Casa H - La Cañada V / Parada Cantilo Estudio - Imagem 6 de 30
© Luis Barandiaran

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa H - La Cañada V / Parada Cantilo Estudio" [Casa H - La Cañada V / Parada Cantilo Estudio] 06 Nov 2025. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1035693/casa-h-la-canada-v-parada-cantilo-estudio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.